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REALIDADE VIRTUAL

PARA EVENTOS

O Oculus Rift pode muito bem ser o mais próximo que chegamos ao desligamento da realidade e a entrada em um mundo virtual. Isso acontece porque os óculos possuem em sua carcaça um acelerômetro, um sensor usado também em smartphones e consoles portáteis para captar as respostas dos usuários a movimentos do aparelho.

REALIDADE VIRTUAL COM INTERATIVIDADE 3D

Criamos uma cena de interatividade 3d muito detalhada para para apresentar um apartamento decorado. Isso resulta em uma experiência inédita para os compradores, ressaltamos pequenos detalhes no projeto como a interatividade com as fotos dos quadros dando personalizada ao projeto. A escolha do tipo de piso do apartamento se torna uma experiencia única com a possibilidade de fazer testes de cada acabamento antes de fazer sua escolha junto a construtora.

Pode-se dizer que a  Realidade Virtual é uma técnica avançada de interface, onde o usuário realiza imersão, navegação e interação em um ambiente sintético tridimensional gerado por computador, utilizando canais multissensoriais.

 

Mesmo assim, é difícil detalhar a capacidade de controlar seu campo de visão em cenários feitos por computadores do mesmo modo que fazemos na vida real, justamente por ser surpreendente.

 

O Oculus Rift pode muito bem ser o mais próximo que chegamos ao desligamento da realidade e a entrada em um mundo virtual. Isso acontece porque os óculos possuem em sua carcaça um acelerômetro, um sensor usado também em smartphones e consoles portáteis para captar as respostas dos usuários a movimentos do aparelho. Graças a esse sensor, o Oculus Rift é capaz de revelar os ambientes tridimensionais que reproduz conforme o usuário olha para os lados. É muito comum ver o realismo das situações vivenciadas com o acessório influenciar o seu comportamento corporal, seja desviando a cabeça de algo que vem em sua direção ou firmando os pés no chão durante uma queda livre virtual. 

 

A imersão fica ainda mais fiel por conta dos aspectos técnicos do Oculus Rift, um acessório leve e confortável que depois de poucos instantes de uso não parece mais estar grudado ao seu rosto. O tempo de resposta entre os comandos e a reação do software é curto e também ajuda a desmentir a ideia mais aflorada de artificialidade que um dispositivo de realidade virtual pode causar. 

 

O Reservas do Bosque foi o nosso primeiro produto a utilizar a ferramenta. o resultado foi surpreendente. Tivemos clientes que afirmaram ter comprado o apartamento após utilizarem a ferramenta e se encantarem com todos os detalhes. A imersão 3D fez com que eles se sentissem realmente morando no empreendimento e desfrutando de todas as áreas comuns do condomínio. Devido o sucesso do primeiro aplicativo para um empreendimento da Direcional Engenharia decidimos utilizar a tecnologia para outro produto, o Sublime Oásis Spa Resort. Com a tecnologia, conseguimos explorar todos os diferenciais do empreendimento com a realidade aumentada, passando para o cliente a sensação de estar realmente vivendo nas áreas comuns do projeto, que contempla piscinas, churrasqueira, espaço zen, etc. O Oculus Rift conseguiu mostrar que o empreendimento é exclusivo e sofisticado, em todos os seus detalhes.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

 

Modelagem 3D

 

  • A partir o projeto arquitetônico vamos construir todo o projeto para uso em engine game

  • Usando 3DS MAX para modelagem eficiente low poly.

  • Dividir e combinar as geometrias em bocos e camadas para otimização e performance

  • UV-unwrap em todas as geometrias

  • Gerar e aplicar texturas com base em memorial descritivo no projeto

  • Setup de iluminação – exterior

  • Bake e composição de lightmapped texturas em engine game

  •  

Integração engine game 3D

 

  • Configurar novo projeto completo em engine game

  • Animação 3D de introdução aproximadamente 15 segundos

  • Importação de modelo 3D low poly

  • Local e posicionamento do modelo 3D na engine game

  • Criar skybox e iluminação (Luz direciona), ajuste de luz conforme necessário

  • Gerar geometria básica

  • Locução de texto desenvolvido pela agência

  • Local e posicionamento de câmera

  • Criação de todos shaders de materiais para cena atribuindo e aprimorando

transparent/bump/diffuse/specular configurações e mapas para realismo

  • Analise de performance e estatísticas