Buscar
  • flaviane255

Entenda o metaverso: como é aplicado dentro dos games e quais jogos já fazem parte desse mundo



Ao ouvirmos falar sobre o metaverso, somos levados a mundos digitais imersivos com grande potencial social e até mesmo financeiro e para entender o metaverso: como é aplicado dentro dos games precisamos saber mais sobre o seu uso e as suas características.


Já que, ao incorporar ambientes imersivos de realidade virtual (VR), a interatividade e jogabilidade dos games assume um novo patamar de possibilidades e experiências únicas, possíveis apenas pela tecnologia disponível no metaverso.


Assim, compreender sobre metaverso: como é aplicado dentro dos games é uma das formas de ficar por dentro deste novo universo de possibilidades, que promete ser o futuro da internet e fazer uma revolução na forma em que experienciamos o mundo físico e o digital.


Para entender melhor sobre essa revolução na Realidade virtual e saber como o metaverso vem modificando o universo dos games, acompanhe esse artigo que preparamos para você. Aproveite e boa leitura!


Quais as aplicações reais do Metaverso dentro da área dos games?


No mundo dos games, o metaverso não é novidade, pois envolve um mundo virtual compartilhado e imersivo, onde jogadores são representados por avatares e interagem entre si, criam objetos e constroem ambientes incríveis, que resultam em experiências singulares.


Dessa forma, muitas adições já foram realizadas, desde a capacidade de jogos 3D até o uso de uma realidade virtual, incluindo uma experiência viva, em que os jogadores são imersos em mundos diferentes e conseguem realizar tarefas únicas.


Por enquanto, os games já estão transacionando em direção ao metaverso, mas são poucos os que já podem ser chamados de jogo de metaverso, que permitem um ambiente totalmente imersivo e interação com outros jogadores, marcas e construções.


Jogos que possuem avatares cuja existência não se limita a um universo apenas, games que já utilizam criptomoedas para construir e comprar itens digitais, plataformas que permitem shows, atrações e eventos digitais já existem no mercado e vão seguir se desenvolvendo.


Com relação a equipamentos, óculos de realidade virtual já fazem parte da possibilidade de muitos jogos, permitindo ao jogador um nível maior de imersão e vivência das experiências possíveis no metaverso.


Outro aliado quando o assunto envolve jogos é o smartphone, que já demonstrou alguns avanços na parte de realidade aumentada (AR) e já possui um cardápio variado de games compatíveis que exploram mais a realidade virtual (VR).


A realidade do metaverso: como é aplicado dentro dos games é um mundo de possibilidades, enquanto o conceito está em construção e sendo desenvolvido mais a cada dia, com novidades incríveis e possibilidades além do que podemos imaginar hoje.


Como o metaverso está influenciando na criação de novos jogos?


O metaverso está ainda em formação, é um conceito que ainda não se desenvolveu por completo e, por isso, projetar games para um futuro teórico pode ser complexo e deve seguir as conformidades dos pilares em que o metaverso se baseia.


Mesmo assim, algumas projeções já estão tomando forma para os designers de games e já causaram uma mudança na maneira em que estes abordam as possibilidades das criações dos games e novos paradigmas para o futuro.


Confira algumas das principais transformações abaixo!


Mundos digitais persistentes


Considerando que o conceito do metaverso é ser acessível por qualquer pessoa e constituir um mundo persistente, os jogos devem seguir esta mesma linha.


Jogos ao vivo, por exemplo, precisam ser bem desenvolvidos para que possam ser persistentes e existirem além de um único espaço digital e proporcionar as vivências imersivas aos jogadores.


Sem limites de usuários


Mesmo que os jogos sejam capazes de suportar grandes quantidades de jogadores, a ideia é que não existam limites para a quantidade de jogadores permitidos nos games.


Servidores distintos podem conter apenas uma fração da base de jogadores e a tecnologia usada para transmitir e armazenar dados deve acompanhar a grande demanda.


Imersão em um novo nível


Não é possível afirmar qual será o nível de imersão esperado para os novos games, mas de acordo com o Oasis in Ready Player One, será algo como um terno tátil de corpo inteiro é um óculos VR.


A tecnologia dos equipamentos está se desenvolvendo, como óculos que expandem seu alcance para além dos fones de ouvido e possuem rastreamento externo e interno.


Há também novos desenvolvimentos para os eventos olímpicos virtuais de Taekwondo, em conjunto com o sistema Axis XR interface, que possibilita a transformação do corpo todo em um controlador.


Novos padrões para a economia dos jogos


Como a economia no metaverso precisa ser totalmente interligada, o design da economia dos jogos está mudando para conseguir cumprir essa necessidade.


A ideia é que qualquer recurso ou objeto de valor gerado em qualquer universo digital possa ser negociado a qualquer momento e em todos os universos possíveis.


O design dos jogos precisam, então, levar em conta o valor dos itens nos diversos jogos e mundos virtuais e prever como essas interações podem afetar o desenvolvimento do jogo.


Possibilidade de edição pela comunidade digital


Novos avanços são necessários para que a comunidade possa projetar e implementar experiências e construções para outros membros, desenvolvendo uma interoperabilidade superior.


Hoje os jogos são limitados pela plataforma em que foi desenvolvido, mas futuramente os games terão que possuir capacidade de execução em todos os sistemas operacionais.


Em 25 de janeiro de 2022 ocorrerá digitalmente o evento que reunirá líderes de toda a indústria de jogos para debater os tópicos que permeiam o futuro da área, o Segundo Encontro Anual de GamesBeat e Facebook Gaming.


Podemos esperar grandes projeções para a área dos games e novidades que trarão o metaverso ainda mais para nossa realidade e farão a construção dos jogos mais voltada para encaixar nesse novo universo.


Quais jogos são famosos pelo metaverso?


Em sua maioria, os jogos de metaverso ainda estão em desenvolvimento e constantes mudanças, buscando sempre levar o jogador a outro mundo e permitir que a livre escolha seja feita e as experiências sejam amplificadas.


É difícil prever o que o futuro trará, mas podemos visualizar o metaverso: como é aplicado dentro dos games e iremos falar agora sobre 4 jogos que já são exemplos das incríveis opções que estão abertas no quesito desenvolvimento de jogos.


1. Roblox



Este pode ser o jogo de metaverso mais popular, pois aumentou o número de usuários consideravelmente no último ano e a previsão é que continue sendo um sucesso em 2022.


Roblox utiliza o tema da integração cultural e dá aos jogadores uma espécie de fórum social online, onde todos podem exibir suas ideias e criar seu próprio ambiente digital para ser compartilhado.


O jogo ainda possui uma forma de ganho monetário, pois permite que os usuários criem produtos que podem ser vendidos a outros, além de construir mundos digitais inteiros e outros tipos de experiências.


Criado há mais de uma década, pôde-se dizer que o Roblox é uma plataforma 3D imersiva e que dá a liberdade para os usuários criarem seus próprios jogos, projetarem mundos e viverem experiências com facilidade.


2. Fortnite



Talvez o segundo jogo mais popular desse universo, o Fortnite possui três modos disponíveis hoje: Fortnite: Save The World, Fortnite: Battle Royale e Fortnite: Creative.


A história do jogo se iniciou a partir de uma tempestade fatal, que matou 98% da população da Terra e deixou os sobreviventes à mercê de zumbis, precisando lutar e encontrar uma solução para a situação em que estão.


Desenvolvido pela Epic Games, o jogo está disponível gratuitamente para smartphones, computadores e Xbox One e conta com mais de 200 milhões de jogadores por mês.


3. Minecraft



Em Minecraft, os jogadores exploram um mundo aberto tridimensional intencionalmente em blocos, pixelizado e gerado proceduralmente, podendo descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais, construir estruturas ou terraplenagens e, dependendo do modo de jogo, podem combater inimigos controlados por computador, bem como cooperar ou competir contra outros jogadores no mesmo mundo. Esses modos incluem um modo sobrevivência, no qual o jogador precisa adquirir recursos para construir o mundo e se manter vivo, e um modo criativo, onde os jogadores têm recursos ilimitados. Em Java Edition, os jogadores podem modificar a jogabilidade com mods para criar novas mecânicas de itens, texturas, entre outros.


Minecraft é aclamado pela crítica, ganhando vários prêmios e sendo considerado como um dos melhores e mais influentes jogos eletrônicos de todos os tempos. As redes sociais, paródias, adaptações, mercadorias e convenções anuais de MineCon tiveram um papel fundamental na popularização do jogo. Também tem sido usado em ambientes educacionais, especialmente no campo de sistemas da computação, já que computadores virtuais e dispositivos de hardware foram construídos nele. Vários títulos spin-off também foram desenvolvidos, tais como Minecraft: Story Mode (2015), Minecraft Earth (2019) e Minecraft Dungeons (2020).


Este é um jogo estilo sandbox, ou seja, um game em que são colocadas limitações mínimas para o personagem, permitindo ao jogador interação total para explorar e modificar totalmente o mundo virtual.


Com dois modos de jogo, sobrevivência e criatividade, é possível desenhar o próprio mundo digital e interagir com jogadores de Roblox e Fortnite, no modo multiplayer, uma das vantagens do metaverso.


Ele está disponível nas principais plataformas, exceto para dispositivos móveis e possui gráficos atualizados e recursos que se atualizam constantemente.


4. Axie Infinity



Este jogo de criptografia baseado em blockchain tem jogadores que buscam, exclusivamente, ganhar dinheiro. Para poder competir com outros jogadores, é preciso comprar personagens na forma de NFT (Non Fungible Token) e reunir três “axies”.


É executado em uma rede internacional que suporta contratos inteligentes e armazenados como totens não fungíveis com características diferentes, como cor, formato, tipo de corpo, etc. que permitem aos usuários a diferenciação dos axies.


A previsão é que os jogos sigam se desenvolvendo e comecem a aumentar o valor de mercado virtual, inclusive para aplicativos em comércio de luxo e a inversão de marcas e publicidade nos mundos digitais.


Como os games ajudaram a impulsionar o metaverso?


A área de games sempre foi extremamente dinâmica e inovadora, com projetos interessantes que permitem um crescimento em uma velocidade maior do que outras áreas da indústria do entretenimento.


Com a pandemia do novo coronavírus, o setor de games se beneficiou bastante, atraindo novos jogadores e permitindo maiores investimentos, que dão maior visibilidade ao setor e atrai novos olhares para investigar mais a respeito das possibilidades.


Há alguns anos o tema do metaverso nos games sempre aparecia, mas acabava sem muitos desdobramentos e voltava a desaparecer, até que, agora, parece ter voltado com tudo.


Podemos relacionar esse interesse no metaverso ao Facebook, que publicamente anunciou seus investimentos na área e modificou o nome da empresa para Meta, além de outras empresas que já manifestaram interesse e investimentos pesados para fazer parte da novidade.


Já existem jogos multijogador, que são online e possuem uma espécie de universo virtual há, aproximadamente, uma década, mas a ideia de implementar o metaverso em outras áreas, com o uso de VR e AR, por exemplo, é mais recente.


A pandemia também impulsionou ainda mais a ideia de poder haver interações infinitas com milhões de pessoas de maneira digital, em um mundo virtual que permite a sociabilidade sem que haja a necessidade de sair de casa, o que elevou mais o metaverso: como é aplicado dentro dos games.


Na realidade, o que se pode esperar, de fato, são novas tecnologias, inovações em várias áreas e desenvolvimento de equipamentos que acompanham essa corrida e, com a Nexus, é possível estar sempre à frente e acompanhar de perto todas as novidades existentes.


Quer fazer parte do metaverso? Coloque nos comentários quais os games que mais te fascinam e como você espera que este setor irá se desenvolver daqui pra frente.


Veja mais sobre o metaverso e não perca as atualizações do blog.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo